3 de setembro de 2013

Coloração Pessoal

Olá Meninas, tudo bem?

Hoje vamos falar de uma etapa fascinante e que rende bastante informação sobre nós mesmas dentro do processo de consultoria de estilo: a coloração pessoal.
Há um tempo atrás já fizemos um post sobre esse tema, aqui. Mas agora complementando e reforçando a alegria de descobrir a sua própria cartela de cores!

Um pouco de história

Tudo começou na escola Bauhaus (de design, artes plásticas e arquitetura) na Alemanha, onde o professor Johannes Itten, ensinava técnicas de harmonização de cores entre outras coisas ligadas às artes plásticas.  Ele começou a perceber que ao fazer os estudos de cores, os alunos escolhiam as cores que eram harmônicas com os próprios alunos em relação aos tons de pele, cabelos e olhos! Curioso, não?
Passaram-se anos, e lá na Califórnia nos anos 70, essa teoria foi resgatada por mulheres (as primeiras consultoras de imagem) que evoluíram essa técnica e entenderam que as pessoas pudessem ser valorizadas por cores que se dividiam em quatro grupos com nomes das estações da natureza: outono, inverno, primavera, verão.

E as cores das cartelas são parecidas com as estações mesmo: o outono é composto por cores quentes, escuras de tons terrosos; o inverno é contrastante, de cores puras e frias; a primavera é viva, colorida e quente também e o verão é claro, esmaecido e frio.

Hoje a teoria evolui um pouquinho mais e temos doze cartelas (mais democrático!) e eessa técnica que a consultoria da Angelina usa.

Na prática

Cor não tem que chamar mais atenção do quem usa a cor, mas tem que acompanhar as cores que a gente já tem, e claro, com a nossa personalidade. O legal é quando a cor complementa, valoriza e harmoniza tudo que a gente já é.

A análise da coloração pessoal é feita com tecidos das doze cartelas que são comparadas e avaliamos qual delas é a melhor moldura pra nossa cliente. A partir daí, falamos de como usar a cartela de cores, como isso funciona como guarda-roupa,  que mensagens podemos trabalhar em cima dela. Não é demais?

A Fá Ultramari treinou bastante no curso de coloração pessoal que fizemos com as meninas da Oficina de Estilo, olhem a foto!...ao lado as cartelas de cores!



A cada semana, um pouco mais sobre consultoria de estilo.

Um beijo e até a próxima!
Jana Villela
Fotógrafa e Consultora de Estilo
Para saber mais, mande um email para estilo@angelinavaiascompras.com.br


  

Nenhum comentário: